Ivan Ferraz é o nome e sobrenome de um pernambucano, nascido em Floresta (PE), que desde a infância conviveu com a musica, já que sua avó e sua mãe tocavam bandolim. Com pouco mais de 10 anos de idade assistiu a um show de Luiz Gonzaga. Foi o bastante para aquele menino se interessar pela musica nordestina, passando a pesquisá-la com muita intensidade até os dias de hoje. Em 1970, já morando no Recife, formou-se em Comunicação Social. Cinco anos depois concluiu o curso de Radialismo e foi trabalhar no Departamento de Divulgação da extinta Fábrica de Discos Rozenblit – a única do Norte-Nordeste do País.
Aí, o garotinho que conheceu o “Rei do Baião” com 10 anos de idade, passou a viver mais próximo de grandes nomes da musica regional, como o próprio Gonzagão, e mais Jackson do Pandeiro, Capiba, Luiz Queiroga, Jacinto Silva, Rui de Moraes e Silva, os Irmãos Valença e os maestros Duda e Edson Rodrigues, entre outros. Em 1977, gravou um compacto na própria Rozenblit, cantando o seu primeiro xote - “Riqueza do Sertão”. Daí por diante, Ivan participou de muitas gravações. Hoje, tem 9 LPs lançados por gravadoras de âmbito nacionais (Rozemblit-PE, Copacabana – SP, Chantecler –SP, Polygram-SP e Polydisc – PE), 11 CDs e 1 DVD gravado no Teatro de Santa Isabel no Show Baião dos Dois – Homenagem à Luiz Gonzaga e Zé Dantas.
Ivan Ferraz fez carreira brilhante como comunicador no rádio e na televisão, sempre enaltecendo a musica regional. Estreou com o programa “O Forró de Ivan”, na Radio Capibaribe. Em seguida, apresentou “Nordeste, Poesia e Forró”, na extinta TV-Tropical, hoje chamada TV-Pernambuco, do Governo do Estado. Esse mesmo programa passou a ser chamado “Forró, Verso e Viola”, que ficou como sua marca definitiva.
Emoções na longa carreira foram inúmeras. A mais significativa foi quando foi homenageado por Luiz Gonzaga e com ele cantou num show na AABB, na cidade de Serra Talhada.
Em outubro de 2000, o programa “Forró, Verso e Viola” estreou na Radio Universitária FM (99.9), Emissora da Universidade Federal de Pernambuco, onde continua no ar, de segunda a sexta-feira, das 4 às 6 da tarde, sempre divulgando toda a diversidade da cultura nordestina. O programa também pode ser acompanhado pela Internet no site www.tvu.ufpe.br
Um registro do show da banda Forró Flor de Lótus gravado em janeiro deste ano na Sala de Reboco rendeu o DVD No Colar Colou, nova canção de trabalho que dá título ao álbum. O material conta com participações de Luizinho Sanfoneiro, Nilton Neto Forró Pratú e Nerilson Buscapé.
01.No Colar Colou (Bruno Flor de Lótus/ Nerilson Buscapé) 02. Xodó e Xamego (Junior Vieira / Ed. Sonocom) 03. Tô de Boa (Edson Duarte) 04. Todo tempo é pouco (Bira Marcolino) 05. Tangendo a Dor (Xico Bizerra) 06. Cardápio do Vaqueiro (Junior Viieira) 07. Coração de Homem (Duda Ferraz/ Capitão Assis/ Geraldo Margela) 08. Água da mesma paixão (Leninho de Bodocó/ Veio Abidoral) 09. Guardiã (Leninho de Bodocó / Xico Bizerra) 10. Um Xote pra comemorar (Severino Pedro) 11. Aperriado de Saudade (Bruno Flor de Lótus/ Gonçalo Mandalete/ Alexandre Alves) 12. Pontaria (Nerilson Buscapé) – Part. Nilton Neto 13. Moinho D´água (Edson França/ R. Elion Nobre) 14. Cadeira de Balanço (Assisão / Lindu) 15. Menina da Noite (Assisão / Lindu) 16. Tinguelingue (João Silva/ J. B. De Aquino) 17. O Forró está presente(assisão/ Aurita) 18. Aí Dentro (Natalia Nascimento/ Nerilson Buscapé) – Part. Nerilson Buscapé 19. Numa Sala de Reboco (Luiz Gonzaga/ Zé Marcolino) 20. Dama de Ouro (Maciel Melo) 21. Não é pouco não (Flávio Leandro/ Danisio Leandro/ Vanvan Jorge) 22. Pequenininha (Assisão) 23. Procurando Tú (J. Luna/ Antônio Barros) 24. Só me causa dor (Gilson Carlos/ Lindu) 25. Esconderijo do Amor (Gennaro/ Xico Bizerra) 26. O Negócio de Amar (Leninho de Bodocó/ Zé Maria) 27. Serrote Agudo (Zé Marcolino/ Luiz Gonzaga) 28. Cacimba Nova (Zé Marcolino) – Part. Luizinho Sanfoneiro 29. Instrumental Soladão (Dedim Gouveia/ Josivan) - Part. Luizinho Sanfoneiro 30. Caco de Amor (Junior Vieira) 31. Deixa Clarear (Jorge de Altinho/ Joãozinho Soares)