Santanna – O Cantador - é um artista nordestino nascido no Juazeiro do Ceará, no dia 29 de fevereiro de 1960, ano bissexto recebido pelas mãos firmes e carinhosas da parteira Maria Baião. Dizem que foi aí que se ouviu o seu primeiro aboio.
Artista completo, ele pinta, desenha, esculpe, toca violão, canta e é poeta de primeira. Descendente de família de artistas com influência do aboio do vaqueiro nordestino, do canto das lavadeiras e das rezadeiras e, ainda, envolvido pelo canto dos violeiros e emboladores, além da maior de todas as influencias: Luiz Gonzaga.
Santanna conheceu o Rei do Baião em 1984 e se tornaram amigos. Participou de vários shows, abrindo e fechando as apresentações de Gonzagão por várias regiões deste Brasil. Essa intimidade lhe deu mais empenho e coragem de sair por aí enaltecendo as qualidades do mais autentico forró.
Santanna lançou seu primeiro disco em 1992, mas foi a partir de 1995, quando saiu do banco onde trabalhava e decidiu viver exclusivamente da música. Começou a fazer sucesso a partir de 2002, quando registrou a venda de mais de 100 mil cópias do CD "Xote Pé de Serra". Duas musicas marcaram definitivamente a sua carreira: “Ana Maria” e “Tamborete de Forró”.
Mas, outras também são muito antadas por todo o Nordeste, principalmente no período junino: “ Se tu quiser”, “Doidin por você”, “Bebim de Paixão”, para citar apenas essas.
Com toda a sua simplicidade, Santanna canta o verdadeiro forró com muita autenticidade e talento. Defende as raízes fincadas pelo Rei do Baião e enche de orgulho os que fazem a cultura popular nordestina.