Após uma pausa nas atividades, por conta das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, o único museu de bacamarteiros do mundo reabre suas portas para visitação. Trata-se do Museu Olímpio Bonald de Bacamarte (MOBBAC), localizado no centro do Cabo de Santo Agostinho, administrado pela Sociedade dos Bacamarteiros do Cabo (SOBAC), Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco.
Aberto em 2016, o MOBBAC foi reconhecido em sua iniciativa, por meio de uma Menção Honrosa por Preservação da Memória Cultural de Pernambuco, no Prêmio Ayrton Almeida de Carvalho, em 2017, realizado pela Secult-PE/Fundarpe.
O museu detém um acervo iconográfico que remonta os primeiros anos do bacamartismo no século passado, além de objetos relacionados ao movimento, como bacamartes de várias épocas, pilão de pólvora e ronqueira, e conta com a mediação dos próprios bacamarteiros e bacamarteiras, afirmando seus objetivos de museu comunitário.
ATIVIDADES - Além da reabertura do Museu Olímpio Bonald de Bacamarte, estão abertas as oficinas de pífanos, que já formou mais de trinta pifeiros no município, bem como a de Canto Coral Regional, que alimenta o Coral Boca de Bacamarte da SOBAC. Os interessados em participar podem se inscrever pelo número: (81) 99750-3564.
“Queremos que o visitante tenha contato direto com nossa expressão, podendo captar não só o visível aos olhos, mas o que permeia nossa paixão por este folguedo sesquicentenário”, conta Ivan Marinho, que coordenas as atividades da SOBAC. O MOBBAC reabre com incentivo, através de Termo de Fomento, da Secretaria de Cultura do Cabo de Santo Agostinho.
Serviço
Reabertura do Museu Olímpio Bonald (MOBBAC)
Funcionamento: de quarta-feira a sábado, das 09h às 16h, com intervalo de 12h às 13h para almoço; e domingo, de 8h às 12h.
Endereço: R. Vigário Batista, 157, Centro – Cabo-PE (em frente ao antigo Mercado de Farinha).
Contato pelos números: (81) 9.9451-9085 ou (81) 9.9750-3564
Nenhum comentário:
Postar um comentário