sexta-feira, 6 de agosto de 2021

Banda Casaca de Couro anuncia Live e gravação do mais novo DVD


 Com o isolamento social e a impossibilidade de aglomerar pessoas devido a pandemia de Covid-19, a banda de forró sergipana, Casaca de Couro, anunciou sua volta aos palcos, agora de maneira virtual. Será no dia, 22 de agosto, com uma super produção da live "Casaca de Couro canta Viola de Fita". Durante a Live será gravado o mais novo DVD da banda, a produção conta com recursos da Lei Aldir Blanc - Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (FUNCAPSE). 

Sem poder subir aos palcos enquanto a pandemia não estiver sob controle, a banda sergipana, decidiu estar mais perto do público, de forma virtual para lançar também novas músicas de trabalho. 

Formada em março de 1998, a CASACA DE COURO, vem levando o que há de melhor da nossa cultura: muito forró. Mesclando percussão, acordeom, violino e muita animação, conquistou o reconhecimento do público e crítica, ganhando prêmios em Sergipe de “A MELHOR BANDA DE FORRÓ PÉ-DE-SERRA” e cantora revelação, Lizete Feitosa em 2008 e melhor cantor de Forró em 2009 para o Acordionista e cantor Joaquim Ferreira. A CASACA DE COURO foi eleita também MELHOR BANDA DE FORRÓ PÉ-DE-SERRA DE SERGIPE em 2008, 2010 , 2011, 2016 e 2017.

quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Cylene Araújo - uma artista que é "MUITAS"


Ativista “INDEPENDENTE” da causa feminina a mais de duas décadas. Cylene Araújo é autora de músicas como:   “X NA PALMA DA MÃO”, “NÃO É NÃO” e SAMBINHA PRA MULHER entre outras. 

Cantora, compositora, radialista, escritora, pesquisadora musical, Cylene Araújo chega aos 55 anos, vinte anos depois de ter cantado sozinha “50 horas de Forró” (ano 2000), no PATATIVA em São Paulo. Uma recordista do FORRÓ! Ela neste mês tem muitos motivos para comemorar e celebrar a vida! 

Na pandemia compôs um “grito de alerta musical” contra a violência doméstica a machinha “X na Palma da Mão” que incentiva mais mulheres a denunciar a violência sofrida, colaborando com a Lei Federal 14. 022 / 2020, Sinal Vermelho.

Cylene Araújo, é uma cantora/compositora, que tem mais de 33 trabalhos lançados do (Forró, Frevo, maracatu, xotes e baiões). Tem 8 livros publicados com temática cultura popular e o mais recente religiosidade, além de um documentário(2018). Em 2011 foi nomeada a MADRINHA DO ARTESÃO e desde 2015, recebeu o título de “Madrinha do Forró Iluminado” da AACD Recife, por abraçar as causas sociais da instituição.

 Desde 2011, apresenta o programa FORROBODÓ na Universitária FM (UFPE). Nas redes sociais, desde (2017) tem o “Café com Cylene Araújo”, além do seu projeto em nova versão: “Todas Marias” Elas e Eles. Cylene Araújo, é mulher valente focada no bem coletivo.


domingo, 1 de agosto de 2021

Zeca Baleiro lança músicas no ritmo do Forró

 


As duas músicas, Forró de ilusão e Face, fazem parte do álbum de forró que o cantor e compositor maranhense Zeca Baleiro está produzindo a quatro mãos,  junto  com o cantor e compositor paraibano Chico César. No repertório desse vindouro álbum de forró, Baleiro apresenta parceria póstuma com Dominguinhos (1941 – 2013) e Fausto Nilo. 

A julgar pelo single duplo inicial, a primeira impressão do álbum é boa. Composição de autoria somente de Baleiro, Forró de ilusão é xote inédito em disco, mas já conhecido do público..  Já Face – música gravada pelo artista com a cantora potiguar Juliana Linhares – é baião que Baleiro compôs junto com Chico César e com Itamar Assumpção (1949 – 2003),  As gravações de Forró de ilusão e  Face foram  feitas  com os toques da sanfona de Cosme Vieira, do triângulo de Damião Vieira e da zabumba de Fêh Silva.