sábado, 28 de dezembro de 2024

Homem da Meia Noite homenageia blocos líricos e o cantor e compositor Getúlio Cavalcanti

 Tradicional agremiação do Carnaval de Olinda, O Homem da Meia Noite anunciou as homenagens que vai prestar no desfile de 2025. São eles: cinco blocos líricos e o cantor e compositor Getúlio Cavalcanti, que se notabilizou como autor e intérprete de diversos frevos de bloco consagrados pelos foliões.  



Para o Presidente do clube, Luiz Adolpho, essa é uma maneira do clube olindense homenagear parte da história do carnaval pernambucano.  O Bloco da Saudade, Bloco das Flores, Batutas de São José, Flor da Lira e o Coral Edgar Moraes vão desfilar junto com o Homem da Meia Noite, engrandecendo ainda mais os festejos carnavalescos do próximo ano.


Desfile Homem da Meia-Noite 2025

Data: 01/03/2025 

Horário: 0h 

Local: Largo do Bonsucesso, Sítio Histórico, Olinda–PE

sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

Galo da Madrugada celebra as várias tradições do Carnaval de Pernambuco no seu 46º desfile

 “Pernambuco: do Galo ao Bacalhau, viva o Carnaval!” será o tema do maior bloco do mundo para o Sábado de Zé Pereira em 2025, que cai no dia 1º de março.



Há pouco mais de cinco meses para o Carnaval 2025, o Clube de Máscaras O Galo da Madrugada já começa a afinar os clarins para o seu 46º desfile, que acontece no dia 1º de março. Com o tema “Pernambuco: do Galo ao Bacalhau, viva o Carnaval”, o maior bloco do mundo vai homenagear, em 2025, as múltiplas faces e manifestações presentes do litoral ao sertão do Estado nos dias de momo, unindo todas elas no grandioso espetáculo do Sábado de Zé Pereira. Figuras lendárias e representativas como os caretas (Triunfo), caiporas (Pesqueira), papangus (Bezerros), caboclos de lança (Nazaré da Mata), ursos – ou “la ursas”, tradição viva em várias cidades pernambucanas – e o próprio Bacalhau do Batata (de Olinda, que marca o fim do período carnavalesco), vão estar entre as tradições reverenciadas junto ao público de mais de 2,5 milhões de foliões que o Galo pretende reunir no primeiro dia oficial de carnaval.

“Temos uma variedade e uma riqueza de tradições carnavalescas aqui em Pernambuco, não só no Recife e em Olinda como também no interior. Vamos fazer uma viagem pelas manifestações culturais características dessas cidades e trazê-las para o nosso desfile”, adianta o presidente da agremiação, Rômulo Meneses, que busca, com o tema, enaltecer e dar maior visibilidade a esse leque de figuras e personagens do carnaval no Estado.

O termo “Do Galo ao Bacalhau” – que, inclusive, é título de um frevo composto por Cláudio Almeida e Egídio Vieira, no final da década de 1980 -, representa uma viagem do Galo e do folião por todo o universo que abrange o carnaval de Pernambuco, começando no Sábado de Zé pereira e seguindo até a Quarta-feira de Cinzas. “Enquanto o Galo, no Recife, é quem começa, tradicionalmente, os festejos, é o Bacalhau do Batata, em Olinda, que sinaliza para o encerramento do reinado de momo”, explica Rômulo. Entre o começo e o fim dessa maratona imaginária, uma variedade de outras cidades pernambucanas e seus personagens serão visitados e reverenciados: “temos uma infinidade de manifestações e figuras carnavalescas, muitas delas do interior do Estado, que iremos destacar e, até mesmo, tornar conhecidas para os foliões tanto daqui quanto de fora de Pernambuco e do Brasil, que vêm brincar o maior bloco do mundo”, finaliza Meneses.

A agremiação, consagrada pelo Guinness Book – o Livro dos Recordes – como o maior bloco do carnaval do mundo e que completa, em janeiro do ano que vem, 47 anos de fundação, irá manter a tradição tanto no horário quando no percurso do desfile: a saída, pontualmente às 9h, parte do Forte das Cinco Pontas com destino à Rua do Sol, que marca o fim do trajeto. Do roteiro – que é de, aproximadamente, 6,5 km -, fazem parte ainda as Avenidas Sul, Dantas Barreto e Guararapes, além da Rua Imperial e Praça Sérgio Loreto, entre outras vias.

Um total de seis alegorias (entre elas, o tradicional carro abre-alas, com a escultura do Galo de 4,5 metros de altura) abrem o desfile, seguidas de cerca de 30 trios elétricos comandados por artistas locais – que convidam também nomes do cenário nacional para compor o maior espetáculo da Terra.

“Tenho certeza que vamos fazer mais um grande carnaval, em 2025, juntando todas as manifestações culturais que acontecem ao longo do Estado, seja no litoral, agreste, zona da mata, sertão, até Petrolina. A expectativa, como sempre, é muito positiva e é isso o que nos motiva a realizar todo ano esse planejamento de colocar o Galo na rua, saber desse amor que o povo pernambucano tem, que o brasileiro tem pelo bloco”, acrescenta Rodrigo Menezes, vice-presidente da agremiação.

Corrida do Galo

Ao mesmo tempo em que divulga o tema para o carnaval do ano que vem, o maior bloco do mundo anuncia também aos foliões a segunda edição da Corrida do Galo, que acontece no dia 16 de fevereiro (penúltimo domingo antes do Sábado de Zé Pereira). A competição, realizada no Centro do Recife, busca unir folia e práticas saudáveis e premia os três primeiros colocados nas modalidades 5 e 10km – masculino e feminino – e também fantasias, tanto individuais quanto em grupo. 

Logo na sua estreia, em janeiro deste ano, a Corrida do Galo recebeu cerca de 2,5 mil inscrições e contou com um público estimado de 5 mil pessoas. Para 2025, a diretoria do bloco espera dobrar esse quantitativo: “estamos com a expectativa de 5 mil inscrições e um número ainda maior, no dia, somando com as demais pessoas que se juntam à festa. É um evento que já virou um verdadeiro esquenta para o Galo”, declara Guilherme Menezes, diretor de Marketing do Galo.

O percurso, tanto na modalidade de 5km quanto de 10km, assemelha-se ao roteiro do desfile do Galo – embora de maneira invertida -, com início na Avenida Guararapes e passando pela Avenida Dantas Barreto, Praça Sérgio Loreto, Avenida Sul, Forte das Cinco Pontas e retornando ao ponto de partida. Ao término da competição e das premiações, shows com cantores locais em um trio elétrico na apoteose do evento irão animar a multidão de atletas e foliões presentes.

“Esperamos um evento ainda mais bonito do que o que vimos este ano, na estreia, quando uma multidão lotou a Avenida Guararapes, parecendo mais que já estávamos no Sábado de Zé Pereira. É, sem dúvidas, um evento que já faz parte do calendário do Galo e uma forma, também, de incentivarmos os nossos foliões às práticas saudáveis e a estarem bem preparados para aproveitar o carnaval”, finaliza Guilherme.

As inscrições para a 2ª Corrida do Galo estarão abertas a partir de hoje (18), pelos sites www.corre10.com.br e www.brasilticket.com.br , no valor de R$ 120. 


Serviço:

Galo da Madrugada 2025 – 46º Desfile

Tema: “Pernambuco: Do Galo ao Bacalhau, Viva o Carnaval!”

Data: 1º de março de 2025 (Sábado de Zé Pereira)

Horário: a partir das 9h

Concentração: Forte das Cinco Pontas 


Percurso completo:

Travessa do Forte

Forte das Cinco Pontas

Rua Imperial (sentido Praça Sérgio Loreto)

Avenida Dantas Barreto (esquina com Praça Sérgio Loreto)

Praça Sérgio Loreto (sentido Avenida Sul)

Avenida Sul (sentido Afogados)

Rua Saturnino de Brito (dobrando à direita para retornar pela Rua Imperial)

Rua Imperial (voltando para a Praça Sérgio Loreto

Praça Sérgio Loreto (Sentido sede do Galo)

Rua do Muniz (sentido Avenida Dantas Barreto)

Avenida Dantas Barreto (sentido Praça da Independência)

Praça da Independência

Avenida Guararapes (sentido Ponte Duarte Coelho)

Rua do Sol (sentido Praça da República)

Praça da República e Rua do Imperador (DISPERSÃO)

 


2ª Corrida do Galo

Data: 16 de fevereiro de 2025

Horário: 6h

Largada e chegada: Avenida Guararapes

Inscrições: www.corre10.com.br / www.brasilticket.com.br

Valor: R$ 120

terça-feira, 24 de dezembro de 2024

Assista aqui - Curta Documentário "Pernambuco de Todos os Ritmos é Brasil" com Cylene Araújo

 


O Curta Documentário conta a história do musical espetáculo-aula que encanta o público desde 2006.


  

Uma explosão rítmica de cores energia e pluralidade. Um musical que mostra uma pequena parte da grande diversidade cultural e rítmica do estado de Pernambuco e do Nordeste brasileiro. A estreia desse musical espetáculo-aula foi em 2006 em Portugal, seguindo em turnê por diversas cidades da Europa e nas principais capitais brasileiras.

Apresentação/Realização: Cantora Cylene Araújo

Com o apoio da Fundação Apolônio Salles FADURPE, Prefeitura Municipal do Paulista, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultural - Governo Federal. 



segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Raissa e Solange Almeida unem talentos em feat inédito

 "Alguém Como Eu" é uma canção de superação, com clipe disponível


As cantoras Raissa e Solange Almeida uniram talentos em um lançamento carregado de emoção e sentimento. "Alguém Como Eu", já disponível em todas as plataformas digitais pela Sua Música Digital, é uma composição de Raissa que evidencia sua habilidade também como compositora. A música aborda o tema de superação, destacando o poder de se valorizar após enfrentar uma desilusão amorosa.

A parceria entre Raissa, uma artista em ascensão que conquista espaço com sua voz e composições marcantes, e Solange Almeida, uma veterana consolidada no cenário forrozeiro, traz uma combinação poderosa e inesquecível. A junção dessas duas gerações do forró resulta em uma faixa carregada de autenticidade e emoção.

"Alguém Como Eu", produzida por ZN no Beat, conta a história de alguém que, após um relacionamento frustrado, decide seguir em frente, rejeitando arrependimentos tardios. A letra transmite uma mensagem forte de autovalorização, destacando que quem perdeu a chance de um grande amor jamais encontrará outro igual. É um hino de superação e libertação, perfeito para quem deseja virar a página e abraçar novos capítulos.

Para enriquecer ainda mais a experiência, o lançamento chega acompanhado de um videoclipe oficial. A produção, disponível no canal de Raissa no YouTube, traduz a intensidade da canção, valorizando não só as interpretações vocais, mas também as performances emocionantes de ambas.

 

Confira o videoclipe! 

 

Raissa, natural de Recife, Pernambuco, sempre teve a música como paixão. Reconhecida como "a cantora das versões" que têm conquistado o Nordeste, ela iniciou sua trajetória ainda jovem, participando de concursos de TV e passando por bandas renomadas antes de seguir carreira solo. Com hits como "Se Eu Fosse Você", que viralizou nas plataformas digitais e redes sociais abrindo portas para colaborações com outros artistas, ela vem conquistando seu espaço no cenário musical. Outras faixas de sucesso, como "Esquece Ela Amor" e "Você Só Mente", comprovam sua versatilidade e talento.  

"Alguém Como Eu" reforça que, quando duas grandes artistas se encontram, o resultado só pode ser espetacular. Prepare-se para se encantar com essa melodia envolvente e sentir toda a força dessa parceria que já está conquistando corações!

 

Ouça nas plataformas!

https://smd.suamusica.cd/AlguemComoEu 

domingo, 22 de dezembro de 2024

Novinho da Paraíba homenageia Monteiro (PB)

 O cantor e compositor Novinho da Paraiba acaba de lançar clipe com uma musica em homenagem à sua cidade natal – Monteiro, na Paraiba. A música “Princesa do Cariri” é um retrato dos primeiros anos de vida do artista e destaca as belezas da região.

- “É muita emoção cantar minha cidade. Esse clipe traz a lembrança da casa onde nasci e dos lugares onde passei minha infância e adolescência” – afirmou o artista em entrevista.

O novo trabalho de Novinho da Paraiba está disponível no canal oficial do artista no YOUTUBE e em todas as plataformas de áudio