sexta-feira, 21 de março de 2025

Escola de Samba carioca vai homenagear Permambuco em 2026

 

O Carnaval nem bem terminou e a Escola de Samba Inocentes de Belfort Roxo, da Baixada Fluminense, já anunciou em suas redes sociais o tema para o desfile em 2026: vai ser em homenagem a Pernambuco, pela sua importância econômica e pela rica cultura popular, como o frevo e o maracatu. A agremiação carioca pretende exibir no Sambódromo representações tradicionais do Carnaval de Pernambuco, como o Galo da Madrugada, o Homem da Meia Noite, os Bonecos Gigantes de Olinda, além de grupos de passistas de frevo e outras manifestações da festa pernambucana.

A Escola de Samba Inocentes de Belfort Roxo foi fundada em 1993 e atualmente integra a Série Ouro do Carnaval do Rio de Janeiro.

Caruaru anuncia as atrações para o São João 2025


 O calendário junino de Caruaru está oficialmente aberto. Neste Dia de São José (19), o prefeito Rodrigo Pinheiro realizou a divulgação da grade do Maior e Melhor São João do Mundo, que conta com mais de 1.400 atrações de diversos gêneros musicais, sendo 79% de artistas caruaruenses. Neste ano, a festa contará com novidades, como dois novos polos, uma reorganização do Alto do Moura e um novo modelo do São João da Roça.

Com o tema ‘De fazenda à capital do São João’, que destaca a tradição cultural e a conquista do título de Capital do Forró, 83% da programação será composta por artistas do gênero, que vão do xote ao arrasta-pé. Além disso, os 27 polos também contarão com shows de sertanejo, axé, gospel, samba, rap, pagode, reggae e MPB e apresentações de diferentes linguagens, como dança, repente, poesia, teatro e cinema.

A programação terá início no dia 25 de abril, no Sítio Lajes, com o São João na Roça, e seguirá até o dia 28 de junho, no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga. Entre os estreantes da grade, estão nomes como Léo Foguete, Seu Desejo, Natanzinho Lima, Tribo de Jáh, Sem Compromisso e os Filhos de Gandhy.

Junto aos estreantes, também voltarão ao São João de Caruaru artistas queridos pelo público, como Wesley Safadão, Elba Ramalho, João Gomes, Ivete Sangalo, Solange Almeida, Dorgival Dantas, Léo Santana, Matheus e Kauan, Henry Freitas, Zezé Di Camargo, Xand Avião e Bruno e Marrone.

Durante o evento de lançamento, realizado do Centro Multicultural do Alto do Moura, além da programação e do tema do ano, foi apresentado o novo jingle do São João, na voz de Batista Lima, com composição de Carlinhos Pompom; Paulo Long; o secretário de Comunicação, Thiago Azevedo; e o presidente da Fundação de Cultura de Caruaru, Hérlon Cavalcanti. Os arranjos são de Juninho Vanerão e Thiago Azevedo.

 

Novidades do Maior e Melhor São João do Mundo

Neste ano, uma das novidades é a reorganização do Alto do Moura, trazendo ainda mais opções culturais para o público que visita o local, que é um importante ponto turístico, cultural e gastronômico da cidade. Agora, além do palco principal, que receberá atrações como Santanna, Edu e Maraial e Petrúcio Amorim, o espaço contará com o Polo da Casa Museu Mestre Vitalino e o Polo das Quadrilhas, que ocupará o Centro Multicultural.

Além disso, o São João na Roça também contará com novidades. Neste ano, a programação dos domingos segue o estilo de matinê, tendo início às 16h, visando facilitar a participação do público de todas as localidades, com atrações para a família inteira.

A programação do Dia Evangélico, tradicionalmente realizada no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga, também será em novo endereço. A pedido dos representantes religiosos, os shows acontecerão no Polo Azulão, no dia 29 de maio, com as cantoras Yonara e Cassiane.

 

Homenageados

O São João de Caruaru 2025 contará com três homenageados, sendo um deles em memória:

Coroné Cornélio (Lamartine Duarte): Vivido pelo artista Lamartine Duarte, Coroné Cornélio é um personagem icônico da cultura caruaruense. Criada em 1995, a figura é conhecida por fazer referência ao inesquecível humorista Ludugero. Além de ator e humorista, Lamartine é artista plástico, poeta e compositor, trazendo uma produção artística que combina humor, crítica e poesia, ao longo dos mais de 30 anos de carreira. Em 2022, tornou-se Patrimônio Vivo de Caruaru por eleição popular.

Jota Lima: Com mais de 50 anos de carreira, o cantor Jota Lima é um dos grandes defensores do forró em Caruaru. Sua trajetória teve início nos anos 70, como cantor do trio pé-de-serra dos filhos do Zé do Estado. A partir de 1987, decidiu seguir carreira solo, levando o melhor do forró caruaruense para toda a região, e, em 2019, constituiu seu primeiro grupo musical, ‘Jota Lima e Banda’, realizando apresentações em diversos polos do São João de Caruaru.

Luisa Maciel (Em memória / 1926-2012): Conhecida mundialmente por divulgar a cultura pernambucana e nordestina, a artista Luísa Maciel esteve à frente de grandes iniciativas, como a fundação da Academia Caruaruense de Cultura Ciências e Letras (Acaccil) e do Festival Internacional de Folclore de Caruaru, que teve início em 1969. Durante sua atuação, também foi Secretária de Cultura de Caruaru e chegou a ser eleita, na Alemanha, como Delegada Oficial do Conselho Internacional das Organizações de Festivais Folclóricos e Artes Tradicionais CIOFF®️/UNESCO.

Wesley Safadão lança o inédito projeto 'Bem-vindo ao Meu Mundo: Forró & Vaquejada'

 Show foi gravado no Parque de Vaquejada, em João Pessoa (PB)



Por: The Music Journal Brazil

O cantor Wesley Safadão lançou, o álbum Bem-vindo ao Meu Mundo: Forró & Vaquejada, gravado no Parque de Vaquejada Arena Jampa, em João Pessoa (PB), em uma megaestrutura e com convidados especiais. O disco já está disponível nas plataformas digitais pela Potência Music.

Resgatando grandes sucessos do forró e celebrando a cultura nordestina, Wesley Safadão reuniu um time de peso: Xand Avião, Natanzinho Lima, Brasas do Forró, Nonato Neto, Edson Lima (Limão com Mel), Zé Vaqueiro, Mano Walter, Raí Saia Rodada e muitos outros.

Juntos, eles protagonizaram uma emocionante homenagem à terra que os inspira e os une.

O audiovisual traz ao todo 24 faixas, que poderão ser ouvidas em todas as plataformas de streaming e na versão completa em vídeo no YouTube oficial do artista.

 


domingo, 9 de março de 2025

Fulô de Mandacaru traz forró e emoção em "Boteco da Paixão"


 A Banda Fulô de Mandacaru segue se destacando e conquistando o público forrozeiro. Agora, Armandinho do Acordeon, Pingo Barros e Tiago Muriê trazem mais um lançamento promissor para seu repertório: a faixa "Boteco da Paixão". Com a pegada autêntica, a música aborda o desejo de estar com a amada, oferecendo a mistura perfeita para quem quer dançar e se apaixonar.

O single já está disponível em todas as plataformas digitais, em mais uma parceria com a distribuidora Sua Música Digital. Composta por Pingo Barros, a nova música da banda carrega toda a emoção e o ritmo eletrizante do forró, que é marca registrada do grupo e continua conquistando multidões.

"Boteco da Paixão" fala de um homem apaixonado, que é encantado pelo sorriso e tudo da mulher amada. Ele a convida para dançar forró, mostrando seu desejo de ficar ao seu lado e dizendo que não consegue esquecê-la, pedindo para ela se aproximar.

Para completar a novidade, a música ganha um videoclipe exclusivo, disponível no canal oficial da banda no YouTube. O vídeo mostra a energia da banda, com uma produção que exibe tanto o talento vocal quanto a animação e performance da Fulô, convidando os fãs a entrarem nesse clima contagiante.

Assista ao videoclipe! 

sexta-feira, 7 de março de 2025

Prefeitura divulga programação do Festival Viva Garanhuns 2025

 O Viva Garanhuns, considerado a Abertura do São João do Nordeste, será realizado em nova edição em 2025, no período de 01 a 04 de maio. O festival vai reunir amantes do forró e da cultura nordestina para celebrar o legado do cantor e compositor garanhuense José Domingos de Morais, o eterno Dominguinhos, e marca o início dos eventos do Ciclo Junino, em Garanhuns.

Neste ano, o evento chega a sua 9º Edição e mais uma vez conta com uma programação gratuita e diversificada, que passa por ritmos tradicionais como o forró pé-de-serra, o xote e o baião; além de apresentar os novos nomes do forró no Brasil.

A programação do evento foi divulgada nesta terça-feira (04), durante solenidade do aniversário de Garanhuns. “Estou muito feliz de participar dessa solenidade e anunciar grandes nomes que vão fazer parte do Viva Garanhuns 2025, que começa no dia 01 de maio, com uma bela abertura no Dia do Trabalhador. Sem dúvidas será mais um grande evento que vai gerar renda, empregos e muita alegria para Garanhuns”, pintou o prefeito Sivaldo Albino.

Entre os nomes confirmados estão Mariana Aydar e Mestrinho (Grammy Latino de Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa), Raí Saia Rodada (cantor com quase cinco milhões de ouvintes mensais), Magníficos, Limão com Mel e Mastruz com Leite – que apresentam de forma inédita o Festival Playlist; Waldonys (afilhado musical de Dominguinhos), Solange Almeida (intérprete de grandes clássicos do forró), o grupo Falamansa (Melhor Banda Regional no Prêmio da Música Brasileira 2024), Eliane (cantora reconhecida como a ‘Rainha do Forró’) e Tarcísio do Acordeon (cantor e compositor de hits dos ritmos piseiro e vaquejada).

Além do polo na Praça Mestre Dominguinhos, o público também vai poder curtir as apresentaçõ já es que acontecerão em frente ao Parque Euclides Dourado, na avenida Júlio Brasileiro. A programação vai contar com os shows de Geraldinho Lins, Assisão (Patrimônio Vivo do estado de Pernambuco) e da banda Gatinha Manhosa.

Além destes, em todos os dias da programação oficial, o público poderá prestigiar shows de artistas locais selecionados em Edital Convocatório, que será divulgado posteriormente pela Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Cultura. “Até o fim deste mês vamos publicar o Edital Convocatório para artistas locais participarem dos eventos do Ciclo Junino, do qual também faz parte o Viva Garanhuns. Convidamos a todos os cantores, bandas de forró e quadrilhas juninas para que se inscrevam no processo que será divulgado posteriormente”, completou a secretária de Cultura e Turismo, Sandra Albino.

FIG 2025 – O prefeito Sivaldo Albino anunciou ainda três atrações que estão confirmadas na programação do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) 2025, que acontece de 10 a 27 de julho. Além da dupla Bruno e Marrone, já anunciada anteriormente, também estarão na grade oficial do Maior Festival Multicultural da América da Latina os cantores Geraldo Azevedo, Alceu Valença e Elba Ramalho.

 

Confira a programação do Viva Garanhuns 2025:

 

PRAÇA MESTRE DOMINGUINHOS

 

QUINTA-FEIRA (01/05)

MARIANA AYDAR E MESTRINHO

JORGE DE ALTINHO

RAÍ SAIA RODADA

 

SEXTA-FEIRA (02/05)

MAGNÍFICOS

LIMÃO COM MEL

MASTRUZ COM LEITE

 

SÁBADO (03/05)

WALDONYS

SANTANNA

FALAMANSA

SOLANGE ALMEIDA

 

DOMINGO (04/05)

ELIANE

TATY GIRL

TARCÍSIO DO ACORDEON

 

PARQUE EUCLIDES DOURADO

 

SEXTA-FEIRA (02/05)

GERALDINHO LINS

 

SÁBADO (03/05)

ASSISÃO

 

DOMINGO (04/05)

GATINHA MANHOSA

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

Caboclinhos: tradição indigena no carnaval

 Tradicional como tudo o que acontece no  folclórico Carnaval de Pernambuco, os Caboclinhos representam uma dança executada por grupos fantasiados de índios, com vistosos cocares e adornos nas pernas e cabeça e que consegue atrair milhares de foliões em suas exibições durante os festejos de Momo.  A dança exige muita destreza e desenvoltura dos seus participantes, constituindo uma mistura de movimentos que lembram as evoluções dos indígenas para saudar o culto da Jurema sagrada, uma árvore cujo chá é servido aos indígenas da região. Os instrumentos musicais básicos são o violão, o apito, as maracas, além dos arcos e flechas. 



“Sete Flechas”, “Tabajara”, “Canindé” e Caetés”  são  os caboclinhos mais conhecidos do Carnaval pernambucano.  A cidade de Goiana, distante 62 quilometros da Capital, é considerada a terra dos caboclinhos. A cidade fica no extremo norte da Região Metropolitana do Recife.  


quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

Programação do Marco Zero celebra todas as músicas que se encontram no Recife

  Com mais de 30 atrações locais e nacionais, programação do maior palco do Carnaval recifense oferece um generoso panorama da produção musical local e nacional, com direito a brega e pop, frevo e samba, música popular brasileira e Manguebeat, além de todos os ritmos, cores, forças e tradições da cultura popular pernambucana 

 


No Marco Zero, maior palco da festa recifense, mais de 30 atrações convidarão o público a celebrar o Carnaval de rua mais eclético, democrático e emblemático do país. Em seis dias de folia, a programação oferecerá uma generosa panorâmica da diversidade e da força da produção musical pernambucana e brasileira, celebrando frevo e brega, samba e pagode, mangue e pop, revelações e tradições, novos e antigos, secos e molhados sucessos de todos os tempos.

Nos seis dias de festa, a programação inicia pelo começo da cultura pernambucana: celebrando as tradições que inauguraram a música, a dança, a alegria e esperança do povo recifense. A primeira atração de todos os dias de festa são os desfiles Recife Matriz da Cultura Popular, reunindo as agremiações vencedoras e vice campeãs do último Concurso de Agremiações, como a Escola Gigante do Samba, os maracatus Cambinda Estrela do Recife e de Nazaré da Mata, o Bloco Flor da Lira, o Boi Maracatu de Arcoverde, o Caboclinho Tupã, o Clube de Boneco O Menino do Pátio de São Pedro, a Tribo Indígena Tabajara, o Clube de Frevo Girassol da Boa Vista, a Troça Batutas de Água Fria e o Urso Branco de Cangaçá. 

Na noite de abertura, a da quinta-feira (27), a segunda atração será o espetáculo Tumaraca, que reunirá 700 batuqueiros de 13 nações de maracatu, com o tema “Maracatu Futuro Ancestral”, sob a direção artística e criativa de Lucas dos Prazeres, Deyse Leitão, Rubinho Petty e Fábio Sotero, e participação especialíssima de Chico César. A festa seguirá com o show do homenageado Marron Brasileiro e convidados como Luciano Ferraz, Elba Ramalho, André Rio, Barro, Larissa Lisboa, Martins e Almério. E encerra com a eloquência e a solenidade do espetáculo de Ney Matogrosso, que pisará pela primeira vez nos palcos do Carnaval recifense, seguido do brega arrasa quarteirão e coração de Raphaela Santos.

Na sexta-feira (28), a Orquestra Popular do Recife, do maestro Ademir Araújo, que confirma o frevo nos pés do recifense há muitos carnavais, fará o primeiro show da noite. Depois o Recife reviverá o Grande Encontro entre Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo. E, na sequência, o pernambucano João Gomes embala o Recife com sua pegada de vaqueiro. A noite encerra com o brega agudo da musa recifense Priscila Senna.

Inaugurando o mês de março, o sábado de Zé Pereira (1º) celebrará a diversidade de gêneros no palco e na plateia, com shows de Maestro Forró e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério e Almir Rouche, além de Glória Groove e Pabllo Vittar.

O domingo (2), será dos bambas. E bote bamba nisso! A pernambucana Gerlane Lops abrirá a noite, que contará ainda com as apresentações dos medalhões Alcione, Ferrugem e Menos é Mais.

A segunda-feira (3) começa com celebração às músicas de matriz africana, em show também inédito da Spok Frevo Orquestra com o Grupo Bongar e o Bloco Afro Daruê Malungo. E segue fincando no mangue as parabólicas, refrões, percussões e revoluções musicais da Nação Zumbi. A penúltima noite de Momo acaba com shows de BaianaSystem e Xamã.

Esticando a corda da derradeira e ingrata terça-feira, apresentam-se somente as pratas da casa: André Rio e Lenine, rememorando os sucessos do clássico disco “Olho de Peixe”, além da homenageada Elba Ramalho, de Alceu Valença e do incansável Orquestrão, comandando por Spok, que sempre demora pra deixar a quarta-feira chegar contrariando. 

Maior em linha reta, o Carnaval do Recife espalhará ainda música e alegria por toda a cidade, com atrações como: Martins, PC Silva, Encanto e Poesia, Maciel Salu, Jota Michiles, Kátia de França, Nena Queiroga, Mãeana, Criolo, Juliana Linhares, Zé Manoel, Lirinha, Silvério Pessoa, Orquestra Malassombro, Mundo Bita, Carol Levy, Siba, Chico César, Barão Vermelho, Martnália, Academia da Berlinda, Flaira Ferro e Lula Queiroga, entre centenas de outros. 

 

MARCO ZERO

 

Quarta-feira, 26 de fevereiro

17h00 - Recife Matriz da Cultura Popular - Ubuntu, com participação de Virgínia Rodrigues

 

Quinta-feira, 27 de fevereiro

17h30 - Tumaraca - Encontro das Nações de Maracatu - O Futuro é Ancestral - Voz Nagô, Lucas dos Prazeres, Chico César e O Bacnaré

19h30 - Marron Brasileiro e Convidados

21h30 - Ney Matogrosso

23h30 - Raphaela Santos

 

Sexta-feira, 28 de fevereiro

16h00 - Recife Matriz da Cultura Popular - Campeãs do Grupo Especial

18h30 - Orquestra Popular do Recife - Maestro Ademir Araújo

20h00 - O Grande Encontro - Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo

22h00 - João Gomes

00h00 - Priscila Senna

 

Sábado, 1 de março

16h00 - Recife Matriz da Cultura Popular - Vice-campeãs do Grupo Especial

18h30 - Maestro Forró e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério

20h30 - Almir Rouche

22h00 - Glória Groove

00h00 - Pabllo Vittar

 

Domingo, 2 de março

17h15 - Recife Matriz da Cultura Popular - Encontro de Blocos de Samba e Escola de Samba

19h00 - Gerlane Lops

20h30 - Ferrugem

22h30 - Alcione

00h30 - Menos é Mais

 

Segunda-feira, 3 de março

16h00 - Recife Matriz da Cultura Popular - Encontro de Blocos Líricos

20h00 - Spok Frevo Orquestra, com participação do Grupo Bongar, Orun Santana e O Daruê Malungo

21h30 - Nação Zumbi

23h15 - BaianaSystem

01h00 - Xamã

 

Terça-feira, 4 de março

16h00 - Recife Matriz da Cultura Popular - Encontro de Maracatus de Baque Solto

19h00 - André Rio

22h00 - Lenine - Olho de Peixe

00h30 - Elba Ramalho

02h30 - Alceu Valença

02h40 - Orquestrão

Confira a programação do Carnaval de Jaqueira 2025

A prefeitura de Jaqueira, na Mata Sul de Pernambuco, divulgou a programação do Carnaval de 2025. O tema da edição deste ano é “Festa de Amor e Folia”. Os shows serão realizados entre os dias 1 e 4 de março, sempre no centro da cidade. Entre as atrações, estão Geraldo Azevedo, Maurício Ramalho, Os Neiffs e muitos outros.

Ao todo, 15 atrações estão se apresentando no município. Além da grade dos artistas, blocos e troças irão movimentar a programação do Carnaval de Jaqueira 2025.

Confira a programação

Sábado (1) – a partir das 20h

Os Neiffs

Maurício Ramalho

Matheus Vini

 

Domingo (2) – a partir das 16h

Tayara Andreza

Herminho

Asas da América

Johnnie farra

 

Segunda-feira (3) – a partir das 16h

Geraldo Azevedo

Nana Chicleteira

MC Troinha

Kaike Góis

LK na Pegada

 

Terça-feira (4) – a partir das 16h

Marreta You Planeta

Fael Mariz

Ozz Cuecas

 

Entre os blocos que irão movimentar a folia de momo, estão: As Preciosas, Cane House, Avenida na Folia, Barraca das Amigas, As Virgens Motoqueiras, Bloco do Palmeiras, Esport na Folia, Arroz com Tudo Dentro, Beber e Furar, Os Trairas, Será que É?, Pau do Isidoro, Santa Cruz na Folia, Se Joga na Jaqueira, A La Ursa, Máximos na Folia, Esquenta, Cacimbão na Folia, Bejú na Folia e Zé Pereira.

Carnaval de Bezerros 2025: confira as atrações divulgadas


 A prefeitura de Bezerros, no Agreste de Pernambuco, divulgou nesta sexta-feira (31) as atrações que irão participar do Carnaval do Papangu de Bezerros em 2025. O evento anunciou nomes como Nação Zumbi, Elba Ramalho, Nena Queiroga e muitos outros.

A abertura oficial da festa de momo acontece no QG do Frevo, no sábado 1º de março, a partir das 19h, com apresentações culturais dos grupo Folcpopular e Banda Centenária Cônego Alexandre Cavalcanti. Xandy Avião e Tayara Andreza dão sequência a primeira noite de shows.

 



Confira dias e horários das apresentações em Bezerros: 


Polo Lucas Cardoso (QG do Frevo)

Sábado - 1º de março


19h - Orquestra Centenária Cônego Alexandre Cavalcanti + Grupo Cultural Folcpopular

21h - Xandy Avião

23h - Tayara Andreza (partic.)


Domingo - 2 de março

10h - Henrique Barbosa

12h - Almir Rouche

14h - André Rio

16h - Elba Ramalho

18h - Lady Falcão

20h - Geraldinho Lins

22h - Lenine e Spok Frevo


Segunda-feira - 3 de março

10h - Maestro Forró

12h - André Marreta

14h - Revelação

16h - Marrom Brasileiro

18h - Morganna Bernardo

20h - Ciel Santos

22h - Dilsinho


Terça-feira - 04 de março

10h - Higor Henrique

12h - Gerlane Lopes

14h - Nação Zumbi

16h - Marcão Noventta

18h - Felipe Amorim

20h - Clara Sobral

22h - Maria Clara (partic.)


Polo Mestre J Borges (Palco Cultural)

 Domingo - 2 de março

10h - Oficina Agreste Frevo

12h - Gustavo Travassos

14h - Bruninho Lima

16h - Academia da Berlinda

18h - Luizinho Moreno

20h - Dudu do Acordeon


Segunda-feira - 3 de março

10h - Rodrigo Raposo

12h - Walter Lins

14h - Cristina Amaral

16h - Bateria Cabulosa

18h - Mazzamorra

20h - Retrodac


Terça-feira - 4 de março

10h - Silvério Pessoa

12h - Irah Caldeira

14h - Douglas Leon

16h - Zé Barreto

18h - Nena Queiroga

20h - Anderson Alves


Polo Mestre Lula Vassoureiro (Centenária)

Domingo - 2 de março

10h - Som Brasil

12h - Benil

14h - Rafa Mesquita

16h - Samara Costa

18h - Labaredas

20h - Emerson Cavalcanti


Segunda-feira 3 de março

10h - Michel Diniz

12h - Mega Play

14h - Jamile Oliveira

16h - O Conde

18h - O Pelotão

20h - Victor Ferrari


Terça-feira - 4 de março

10h - Clara Ellys

12h - Banda Pinguim

14h - Davi Firma

16h - Sedutora

18h - Faringes da Paixão

20h - Wanessa Roger


Polo Ronaldo Souto Maior (São Sebastião)

Domingo - 2 de março

09h - Orquestra Tupy

11h - Orquestra Frevo e CIA

13h - Orquestra do Biu

15h - Orquestra Zenóbio Torres

17h - Orquestra Frevart


Segunda-feira - 3 de março

09h - Orquestra Frevo no Pé

11h - Anny Salles

13h - Fábio da GM

15h - Everton Leo

17h - Vitinho Kabuloso

19h - Kelvis Duran


Terça-feira - 4 de março

09h - Orquestra do Raimundo

11h - Orquestra Frevo Serrano

13h - Amannda Leão

15h - Tipo 3

17h - Grupo Tô na Sua

19h - 100xtresse


Polo Zezé e Zezita (Forró do Papangu)

Domingo - 2 de março

10h - Pau no Xote

12h - Trio Lampião a Gás

14h - Patrícia Alves

16h - Trio Zezinho Sanfoneiro


Segunda-feira - 3 de março

10h - Trio Chinelo de Palha

12h - Manoel da Concertina

14h - Dadal Forró de Três

16h - Rinaldo Xavier


Terça-feira - 4 de março

10h - Cabila e Tamborete de Forró

12h - Trio Kabras da Peste

14h - Renilda Cardoso

16h - Trio Asa Branca


Polo Malvina Souto Maior (Espaço do Frevo)

Domingo - 2 de março

10h - Orquestra Frevo no Pé

12h - Orquestra Cabelo de Fogo

14h - Orquestra do Ronaldinho

16h - Orquestra Magnatas


Segunda-feira - 3 de março

10h - Orquestra do Raimundo

12h - Orquestra Oficina Agreste Frevo

14h - Orquestra Vassourinhas


Terça-feira - 4 de março

10h - Orquestra Amigos do Frevo

12h - Orquestra Charanga Papangu

14h - Orquestra Frevo e CIA 


História do Carnaval de Bezerros

O Carnaval de Bezerros é um dos mais tradicionais do interior do estado e tem como figuras tradicionais os papangus. De acordo com o portal Cultura.Pe, do Governo de Pernambuco, os festejos de momo no município atraem cerca de 600 mil foliões por ano e movimenta mais de R$ 10 milhões durante os dias de festa.

Mas, qual a origem do Carnaval do Papangu? A historiadora e pesquisadora Ladjane Torres explicou ao g1. "Tem uma origem rural, do século 19, nos engenhos e nas fazendas da região. As pessoas se vestiam com roupas que pudessem se esconder. O objetivo era que elas não fossem identificadas. Essas pessoas se caracterizavam e visitavam outras fazendas. Lá, elas eram recebidas com muita fartura, com mesa cheia", afirmou.

Na "mesa cheia" havia muitas comidas típicas, conforme destacou a historiadora. Era comum ter comidas feitas à base de milho. "Além do angu, que aí vem uma das origens do nome 'papangu', porque os mascarados papavam, ou seja, comiam o angu", explicou.

Com o êxodo rural, na segunda metade do século 20, a festa dos brincantes mascarados saiu dos engenhos e fazendas e começou a ocupar a área urbana de Bezerros. Com isso, os papangus passaram a visitar as casas dos conhecidos na cidade, mas ainda com as mesmas características de assustar e brincar com as crianças e adolescentes.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

Recife também anuncia programação de outros polos do Carnaval 2025


 Praça do Arsenal, Samba na Moeda, QG do Frevo, Pátio de São Pedro, Graças Instrumental e seis polos de programação infantil terão nomes como Mãeana, Chico Cesar, Amaro Freitas, Otto, Mestre Ambrósio. Pequenos aproveitarão programação com Bloco Bita, Carol Levy, Tio Bruninho, Mini Rock e Mari Bigio, entre outros

Democratizando a festa para todos os públicos recifenses, o maior Carnaval de rua vai espalhar música e alegria para todo lado. Ao todo, mais de 50 polos levarão o Carnaval ao encontro de suas coloridas multidões na cidade entre: 9 centralizados, 12 descentralizados, 1 instrumental, 7 infantis, 5 corredores da folia, 15 comunitários, além dos 2 polos que serão passarela para o tradicional Concurso de Agremiações. 

Na Praça do Arsenal, os festejos acontecem nos cinco dias de folia, a partir da sexta (28). Por lá, passarão artistas como Chico César, Geraldo Azevedo, Lia de Itamaracá, Mariana Aydar, Mãeana, Almério, Joyce Alane e Criolo. No domingo (2), segunda (3) e terça (4), o Parque das Graças envolverá os presentes com uma programação sensível voltada ao instrumental, com presença do mundialmente conhecido Amaro Freitas, além de diversos outros nomes da cena. 

O Pátio de São Pedro surge como opção em todos os dias, com atrações como Mestre Ambrósio, Martins, Lirinha, Otto e diversos outros. Na Praça da Independência, o encontro está marcado para o domingo (2), segunda (3) e terça (4), com toda a energia do QG do Frevo, que convoca os foliões a celebrar o ritmo declarado patrimônio da humanidade e do Brasil, com orquestras, maestros e agitos vários. Na Rua da Moeda, o samba chega mais uma vez como protagonista, com programação iniciando sempre às 17h. 

Os pequeninos poderão curtir em seis polos espalhados por toda a cidade: Jaqueira, Macaxeira, Santana, rua da Aurora, Dona Lindu e Tamarineira, parque que já faz sucesso entre a garotada por suas fontes interativas. No total, serão 44 atrações para satisfazer a criançada com o melhor da música e da brincadeira com atrações como Escola Pernambucana de Circo, Grupo de Dança Pulsante, Tio Geraldo, Bandinha Circense do Recife, Mini Joia, Mundo Bita, Bailinho Kids e muito mais. 

Confira as programações já anunciadas:

 

Prefeitura do Recife abre votação para escolha popular de atrações em polos descentralizados no Carnaval

 Promovendo o maior e mais democrático Carnaval em linha reta do Brasil, a Prefeitura do Recife abre, nesta terça-feira (18), a votação popular para eleger as atrações que vão compor parte da grade de programação nos 27 polos descentralizados e comunitários do Carnaval 2025. A população tem até o dia 20 para escolher os artistas, agremiações e manifestações culturais que deseja assistir nos diversos palcos espalhados pela cidade. As pessoas poderão escolher uma opção para o local de folia que almeja curtir. Todo o processo deve feito através da plataforma Conecta Recife, por meio do app ou site (https://conecta.recife.pe.gov.br/). O resultado será divulgado no dia 21 de fevereiro, nos canais oficiais da Prefeitura.



Para o Carnaval deste ano, 1.048 atrações das mais diferentes manifestações culturais estão habilitadas para participar da votação popular e se apresentar nos 12 polos descentralizados e 15 comunitários, divididas em 13 categorias e segmentos: Afoxé, Banda, Bloco Afro, Bloco de Samba, Cantor/Cantora, Ciranda, DJ, Escola de Samba, Grupo de Percussão, Maracatu de Baque Solto, Maracatu de Baque Virado, Orquestra de Frevo e Performista. Nesse ano, cada artista/agremiação escolhida terá direito a uma apresentação nos polos descentralizados ou comunitários do Carnaval.

Nos polos descentralizados - Alto José do Pinho, Bomba do Hemetério, Brasília Teimosa, Campo Grande, Casa Amarela, Cordeiro, Ibura, Jardim São Paulo, Lagoa do Araçá, Linha do Tiro, Poço da Panela e Várzea -, a programação carnavalesca ocorrerá dos dias 2 a 4 de março. As três atrações mais votadas em cada polo deverão ter presenças garantidas no Carnaval. 

Já nos polos comunitários - Água Fria, Barro, Coelhos, IPSEP, Iputinga, Joana Bezerra, Jordão Baixo, Mustardinha, Nova Descoberta, Roda de Fogo, Santo Amaro, Totó, UR-2/Ibura e UR-5/Ibura -, os shows serão realizados nos dias 3 e 4, com exceção do polo de Chão de Estrelas, que a folia vai rolar solta dos dias 2 a 4. Neste caso, as duas atrações mais votadas pelo público deverão compor a grade de programação carnavalesca.

“A participação da população é fundamental para que a gente possa construir o maior e melhor Carnaval do Brasil. No ano passado, foram mais de 14 mil pessoas que nos ajudaram a compor a grade de programação e, assim, fazer essa festa ainda mais com a cara das pessoas”, destaca o secretário de Articulação Política e Social do Recife (SEAPS), Gustavo Monteiro. “Por isso, a Prefeitura do Recife convida a todos a escolher as atrações preferidas, através do Conecta Recife”, acrescenta. A votação popular para o Carnaval 2025 é uma ação conjunta das secretarias de Articulação Política e Social, de Cultura, da Empresa de Informática do Recife (Emprel) e da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

COMO VOTAR - Para participar da votação, o público deve estar cadastrado na plataforma Conecta Recife e acessar a aba da votação popular nos polos, preenchendo as informações de login e senha. Em seguida, a pessoa vai escolher qual polo deseja votar. Logo após, ela opta qual categoria tem interesse e, por fim, seleciona a atração que deseja votar. O resultado será divulgado no Conecta Recife no dia 21 de março.

22º Festival Preamp anuncia line-up da Mostra Musical, conexão entre as tradições e as novas tecnologias

Evento apresenta 18 shows gratuitos, de artistas convocados pelo edital e de convidados, na sexta-feira (21) e no sábado (22), no Cais do Alfândega, no Bairro do Recife



O Festival Preamp 2025, em sua 22ª edição, tem a satisfação de trazer ao público mais uma programação da Mostra Musical Preamp. Um recorte do que há de novidade na cena musical de Pernambuco levando artistas contemporâneos e no início da carreira para o palco armado no Cais do Alfândega, no Bairro do Recife, ao lado de outras atrações com mais tempo e experiência de estrada. Os shows estão marcados para a sexta-feira (21) e sábado (22) da próxima semana, naquele clima enérgico típico das semanas pré-carnavalescas no Recife. Na ocasião, o Preamp conta com um line-up de peso, com 18 shows gratuitos que fazem jus ao tema do evento deste ano: “Minha memória é feita de passado, mas meu coração é cheio de futuro”. A reflexão provocou um diálogo entre a tradição da cultura pernambucana com o que há de mais tecnológico nas ferramentas de produção musical e técnica hoje em dia.

O Festival Preamp 2025 é realizado pela Articulação Musical Pernambucana (AMP), com patrocínio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura do Recife e Fundação de Cultura Cidade do Recife. Tem o apoio cultural do Governo do Estado, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Também conta com a parceria do Ministério da Cultura (MinC), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Uniaeso, Compaz Recife, Museu Cais do Sertão, FriSabor, Babylon Station, Frutteto, Fino Nordeste Bolo de Rolo, MHZ Produções e Born Light.

Na sexta-feira (21), a partir das 18h, a 22ª edição do Festival Preamp recebe no palco as atrações: Afoxé Oyá Alaxé, Jambre, TremSete, Marcelo Cavalcante, Zendo, Platônicca e Joyce Alane, com DJ Nadejda nos intervalos.

No sábado (22), a partir das 16h, a programação conta com um cortejo do Maracatu Nação Camaleão e convidados, com saída da Praça do Arsenal em direção ao palco no Cais do Alfândega. Em seguida acontecem os shows de Edun Ará Sang, Caetana, Briê, Voz Nagô, Etnia, Barbarize, Plugins e Otto, fechando a noite, com discotecagem de DJ Infa Vermelho.

Segundo Fábio Cavalcante, coordenador geral do Preamp 2025, os 22 anos de trajetória consolidam o festival como um ambiente democrático e de intercâmbio entre músicos e técnicos reforçando o compromisso do festival com o desenvolvimento da cadeia produtiva do setor da música em Pernambuco.

“A proposta deste ano foi promover uma reflexão sobre a relação entre o passado e o futuro. Sobre a necessidade de preservarmos a identidade musical pernambucana, mas em paralelo explorarmos novos sons, formatos e métodos de produção, de distribuição e de consumo musical. A programação da Mostra Musical Preamp 2025 é um retrato dessa ideia reunindo atrações que carregam nossas tradições ou que flertam com gêneros mais modernos. Todas de muita qualidade e com características marcantes que reforçam a potência da música pernambucana”, ressaltou Fábio Cavalcante.

CURADORIA - A Mostra Musical Preamp 2025 divulgou um edital aberto que contou com mais de 200 inscrições de artistas dos mais variados gêneros musicais. Por meio de uma curadoria formada por produtores e curadores convidados, o festival chegou às seis atrações que integram a programação: Jambre, TremSete, Marcelo Cavalcante, Caetana, Briê e Voz Nagô.

Elas recebem uma mentoria voltada ao desenvolvimento de suas carreiras artísticas com profissionais renomados. Além disso, as três mais bem pontuadas pela curadoria garantiram vaga na programação do Carnaval do Recife deste ano.

Dani Carmesim, que é cantora e compositora com mais de dez anos dedicados à música, foi uma das curadoras da mostra. Sua primeira vez participando de um festival do outro lado da história, dessa vez na missão de analisar as atrações que estão na programação.

“Foi muito importante para mim também, como artista, como cantora, compositora, ter esse olhar mais técnico. O Preamp sempre dá oportunidades para os artistas que estão começando e os que estão há muito tempo na estrada como eu. E fortalece a cena não só na questão de levar novas bandas ao palco, mas também na formação, no aprimoramento do trabalho técnico desses artistas”, comentou a artista, que compõe a curadoria da mostra junto a Renato L. e João Cavalcanti.


Serviço:

MOSTRA MUSICAL PREAMP 2025 - sexta-feira (21), a partir das 18h; e sábado (22), a partir das 16h (com cortejo do Maracatu Nação Camaleão e convidados – saída da Praça do Arsenal da Marinha em direção ao palco), no Cais do Alfândega (Bairro do Recife). Acesso gratuito 


Programação:

Sexta-feira (21)

18h – Afoxé Oyá Alaxé

19h – Jambre

19h50 – TremSete

20h40 – Marcelo Cavalcante

21h30 – Zendo

22h20 – Platônicca

23h40 – Joyce Alane

Intervalos – DJ Nadejda


Sábado (22)

16h – Maracatu Nação Camaleão (cortejo com convidados)

18h – Edun Ará Sangô

18h50 – Caetana

19h40 – Briê

20h30 – Voz Nagô

21h20 – Etnia

22h20 – Barbarize

23h20 – Plugins

0h20 – Otto

Intervalos – DJ Infa Vermelho 


As atrações:

Briê

A artista sobe ao palco com o show INSANA, seu primeiro solo que entrelaça a música, dança e espiritualidade num espetáculo poderoso., inspirado no EP visual homônimo lançado em janeiro deste ano. A obra autoral apresenta cinco faixas: Mel, Foice (feat. Bell Puã), Insana, Deusa e Sopro (feat. Siba Puri), que contaram com a produção musical de Ed Wav e misturam gêneros como reggae, hip-hop, brega romântico, brega funk e afrobeat. Nessa pegada, Briê transita entre o amor e a desilusão, superação e liberdade, conectando-se à sua força feminina e à vivência como mãe em puerpério ao lado de um balé reconhecido. Neste caldeirão artístico, ela cria seu próprio universo, um lugar onde a ancestralidade e a tecnologia se encontram e se fundem. 

TremSete

Diretamente do UR-11, TremSete chega quebrando tudo e mostrando pra o público porque, com apenas 16 anos, já é considerada a rainha do grime, conquistando seu espaço com muita originalidade e atitude. Desde o lançamento de Baratino do Carai, seu primeiro EP, em collab com Zoe Beats, TremSete não parou mais. O trabalho ultrapassou 10 mil streamings orgânicos e tomou conta de outros festivais como o Rec’n’Play, Brasil Grime Show e do projeto Destalado. Agora, com contrato assinado com a Super Trap Records, a artista segue crescendo e promete um show pesado no Cais do Alfândega; 


Voz Nagô

O grupo apresenta a essência da força da ancestralidade e da musicalidade afro-nordestina, com uma formação exclusivamente feita por mulheres negras, e carrega em sua trajetória a potência dos afoxés, maracatus e batuques. Criado em 2009, pelo mestre Naná Vasconcelos, o Voz Nagô tornou-se referência na cena musical e já dividiu momentos históricos com Angelique Kidjo, Milton Nascimento, Elba Ramalho, Lenine e tantos outros nomes da música mundial. Neste ano, se prepara para lançar seu primeiro álbum e seguir firme na missão de exaltar as tradições afro. 

Marcelo Cavalcante

Músico, compositor e produtor pernambucano, Marcelo Cavalcante se destaca por sua versatilidade e profunda conexão com os ritmos da cultura nordestina. Com uma trajetória marcada pela pesquisa e reinterpretação do frevo, coco, maracatu e ijexá, ele já acompanhou grandes nomes como Mestre Ferrugem, Dona Glorinha do Coco e Dona Cila do Coco, além de se apresentar em festivais como a Feira da Música de Fortaleza e o Festival Contemporâneos na Caixa Cultural.Fundador do projeto Samba do Carcará, que revisita canções marcantes do período da Ditadura Militar, Marcelo também tem uma forte atuação no teatro e na música autoral. 


Caetana

A multiartista Caetana carrega consigo toda a potência da arte, representando a diversidade e a força da cultura nordestina. Primeira cantora trans a gravar um frevo no Brasil, apresenta o show Futuro Caetana Afronordestina, fusão única de maracatu, coco de roda, ciranda e muito mais, criando uma experiência musical vibrante que mistura tradição e inovação. Caetana foi citada na Rolling Stone Brasil como uma das 25 vozes que representam o futuro da música no Brasil. Além disso, seu álbum de estreia, o Afronordestina, recebeu destaque em diversas publicações musicais como a Revista Noize. 


Jambre

A banda mistura o peso e a nostalgia do rock setentista com elementos das latinidades, música pop, os batuques das religiões de matriz afro-indígena e referências da cultura popular. O resultado é uma sonoridade autêntica e plural que rompe as convenções do rock tradicional. Formada em 2021, por Antonio Nolasco (guitarra e vocal), Luiz de Aquino (baixo e vocal), Henrique Falcão (percussões), Saw Lima (bateria) e Ciro Gonçalves (guitarra), a Jambre vem conquistando espaço nos palcos e fortalecendo o cenário underground da Região Metropolitana do Recife. Com um single lançado e apresentações marcantes no Iraq, Darkside, Usina Energisa (PB), Festival REC’n’Play, Festival das Juventudes e Teatro Luiz Mendonça, a Jambre segue expandindo suas conexões com novas possibilidades.


Afoxé Oyá Alaxé

O grupo celebra 20 anos de resistência, ancestralidade e cultura afro-diaspórica com o espetáculo Ilê Idilê Mimó – Terreiro da Família Sagrada. No palco, a batida dos tambores e a dança nagô ecoam a força dos ancestrais, reafirmando a importância da cultura negra, da religiosidade de terreiro e da luta por representatividade. O afoxé é mais do que um grupo musical: é um movimento de transformação social que fortalece a identidade negra através de projetos como Afoxé: O Poder da Palavra Negra, a Quinta Nagô e o Balé Nagô Ajô (BNA). No palco, a batida dos tambores e a dança nagô ecoam a força dos ancestrais, reafirmando a importância da cultura negra, da religiosidade de terreiro e da luta por representatividade.


Edun Ará Sangô

Criado por Leonardo Salomão, o grupo reúne músicos negros e irmãos de terreiro do Recife, trazendo um espetáculo vibrante que ecoa a tradição iorubá, a fé nos orixás e a potência da cultura afro-brasileira. Com um repertório que mescla batidas afro-brasileiras e influências do continente africano, o grupo celebra a herança cultural e espiritual de Xangô, orixá da justiça e do fogo. No palco, Negra Dany, Ninha Meneses, Thúlio Xambá, Madson Japa e Beto Xambá unem música e dança para conectar o público a uma experiência de fé, resistência e identidade. O legado de Leonardo Salomão segue vivo em cada apresentação do grupo, honrando suas composições como Olhar de Fé, Yaô, Respeita Meu Axé e Oyá Dolú, com a energia dos tambores ancestrais e a celebração da cultura afro-brasileira em sua essência.

Platônicca

A artista vem conquistando espaço na cena musical pernambucana com sua sonoridade envolvente e letras que mergulham nas complexidades do amor e dos relacionamentos. Misturando referências do reggae, pop, afrobeat e ritmos nordestinos, Platônicca cria uma identidade única, traduzindo emoções em canções que conquistam o público. Com um trabalho que transita entre a doçura e a intensidade das relações humanas, Platônicca já se apresentou em importantes festivais e eventos, como o Festival de Inverno de Garanhuns e o Carnaval do Recife, dentre outros, ganhando reconhecimento pela originalidade de suas composições e pela força de suas performances ao vivo. Seu repertório reflete a riqueza da cultura nordestina, ao mesmo tempo em que dialoga com sonoridades globais, conectando passado e futuro.


Barbarize

Diretamente comunidade do Bode, no bairro do Pina, no Recife, o duo Bárbara Vitória e YuriLumin agora estão acompanhados de uma banda poderosa e um espetáculo intenso, quente e pulsante. Barbarize não é só um show, é um manifesto de resistência e celebração. Com letras afiadas, beats envolventes e presença de palco avassaladora, essa performance transforma o show no território de liberdade e conexão ancestral, com a energia das ruas e a força da periferia.


Plugins

Da Zona Oeste do Recife para o mundo, a Plugins vai detonar tudo com sua mistura insana de rap, hardcore e new metal. A banda construiu sua trajetória nos palcos dos maiores festivais do Nordeste, sempre entregando shows carregados de energia e composições abordando questões sociais como desigualdade, resistência e a realidade das periferias. Depois dos petardos Campo Minado e Deu Errado, eles se preparam para lançar o EP Sangue e Suor no Corre, uma promessa de grito de guerra para quem vive e luta na quebrada. Uma das músicas, o novo single Foda-se, com participação de Lua (Mennarca HC), será apresentado no show.

Etnia

Nascida no bairro de Peixinhos, Olinda, a banda traz na alma a essência do manguebeat e das comunidades do Brasil. Seu novo espetáculo presta homenagem a um dos maiores nomes da música popular brasileira, o eterno Bezerra da Silva, o embaixador dos morros e favelas. Com muita ginga, irreverência e identidade, a Etnia promete um show vibrante, com a poesia das ruas conectada com os ritmos de resistência que marcaram gerações.


Maracatu Nação Camaleão

Fundado em 1990, pelo mestre Márcio Carvalho, o Maracatu Nação Camaleão se consolidou como um símbolo da cultura pernambucana e da resistência popular. Sua origem é o bairro de Varadouro, em Olinda, e as raízes do candomblé, transformando a tradição em celebração vibrante e sem fronteiras. O Nação Camaleão já se apresentou no Fórum Mundial das Culturas, em Barcelona; no Notting Hill Carnival em Londres; e em diversos estados do Brasil. Suas oficinas e ensaios abrem espaço para que novos talentos


Zendo

Com um som que mistura o pop, a cultura hip-hop e as raízes pernambucanas, Zendo é um dos nomes mais promissores da cena musical atual. Campeão da seletiva Let’s Play 2023, o artista tem conquistado cada vez mais destaque, levando suas vivências como um corpo LGBT para o palco, com letras que falam de amores, desamores e empoderamento. Seu EP de estreia, Âmago (2024), é uma jornada de autoconhecimento e versatilidade apresentada nas seis faixas que revelam sua arte única e intensa. Zendo já é um ícone em ascensão e, com o reconhecimento como o Prêmio da Música de Pernambuco, mostra que está só começando.

Joyce Alane

Nascida no Recife e criada em Moreno, Joyce Alane começou sua trajetória musical ainda muito jovem, com aulas de canto no Conservatório de Música do Recife e um grande apoio da mãe. Apesar de interromper sua formação para focar nos estudos, Joyce Alane encontrou na internet, durante a pandemia, o caminho para sua grande virada. Com vídeos de covers e versões do brega, criou um quadro no qual escrevia músicas personalizadas a partir de palavras enviadas pelos seus seguidores. Indicada ao Prêmio Multishow 2023 e com parcerias, como Deixa Ir (Idiota Raiz), ao lado de João Gomes, sua voz tem ecoado por todo o Brasil. O aguardado primeiro álbum, Tudo É Minha Culpa, traz 11 faixas autorais e uma sonoridade única.

Otto

Não há limites para a musicalidade de Otto, cantor, percussionista e compositor pernambucano que atravessou três décadas de carreira e experimentou de tudo um monte. Do maracatu ao brega, do manguebeat ao samba, rock, eletrônica e tantas outras referências, criou uma sonoridade inconfundível destacada em obras como o lendário disco Certa Manhã Acordei de Sonhos Intranquilos, que celebra 15 anos numa turnê incrível que revisita o álbum e seus maiores sucessos. Com mais de 30 anos de carreira, Otto continua a impressionar com sua energia e uma presença de palco arrebatadora. Não há dúvidas: Otto é um dos maiores nomes da música brasileira e segue mostrando que não há fronteiras no seu universo artístico.